Lista suspensa

Parceiros

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Quantic Dream: Fahrenheit, Heavy Rain e o promissor Beyond: Two Souls


Já está disponível na grande rede a demo de uma das superproduções mais aguardadas da história: Beyond: Two Souls com a talentosa Elen Page no protagonismo, que será lançada breve para PS3 já no final da vida do console. David Cage é o nome responsável por tamanha expectativa junto com a sua equipe francesa da Quantic Dream, que apesar de já haver produzido antes, foi em 2005, coincidentemente (ou não) no final da vida do PS2, que aprontaram o fenômeno: Fahrenheit (Indigo Prophecy para os americanos).



Fahrenheit é um jogo inovador, com jogabilidade inovadora. O game se aproxima de algo como um filme interativo com uma temática um pouco mais adulta, onde suas decisões e habilidades influenciam diretamente na direção da trama. E que trama! O ADA preparou trechos da jogabilidade para que você poss visualizar um pouco da temática e da diversificada jogabilidade do game. Veja abaixo:
Fahrenheit - Quantic Dreams
O sucesso mundial de Fahrenheit preparou o terreno para a chegada Heavy Rain, em 2010 para PS3. Desta vez David Cage se destacou na primazia gráfica, mas, como nem sempre se acerta, o game ficou muito para trás de seu predecessor. Haevy Rain peca, primeiramente, por não possuir a brilhante barra de estado psicológico dos personagens, em Fahrenheit a cada decisão "fútil", afeta o medidor humor; além de tudo, o player tinha que se preocupar em não deprimir o personagem. Em Heavy Rain, as futilidades, como brincar com uma fruta, estão lá, mas não é possível notar consequências que envolvam o jogador na tarefa, ao meu ver o jogo se tornou apenas linear. Ademais, a trama de Fahrenheit mescla realidade com fantasia, enquanto Heavy Rain tem um foco realista.
As tramas com fantasia, penso, criam metáforas que torna mais bela e intrigante a representação da realidade, é como na poesia e na música. A poesia  nos envolve nas situações de forma muito profunda e pessoal porque deixa margem para a imaginação de cada um construir seu próprio sentido. Cada pessoa se relaciona distinta e particularmente com a arte: definir Fahrenheit em uma palavra? Poesia.
Heavy Rain - Quantic Dream
Figura renderizada em tempo real*
Parece que David Cage também compartilha desta opinião visto que disse que não conseguiu o que pretendia em HR. O diretor anunciou que o próximo jogo, Beyond: Two Souls não será nada parecido com Heavy Rain e terá o retorno dos elementos de fantasia na trama. O Xará Informou também que o jogo não será linear, o que torna BTS um sonho bem próximo para os milhares de fãs da proposta inovadora de Fahrenheit e David Cage.
*nota: sei que este post ficou um pouco pervertido, mas quis retratar a desprendida temática da Quantic Dream
BTS - Quantic Dream

De David Brasil: psicólogo e apaixonado pela arte em pixels
arenadecimaarte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros