Lista suspensa

Parceiros

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Final Fantasy X HD Resmaster, a problemática PSVITA e o Poder Femino


Final Fantasy X HD Remaster para PS3 e Playstation Vita, de acordo com a revista Jump, sairá 19 de dezembro no Japão, também é possível identificar uma data na miniatura do gamespot (31/12/2013): será a data de lançamento no ocidente? Seria bem provável que a Square aproveitasse a ocasião festiva para o lançamento ocidental. Uma remasterizarão em HD de um título desta qualidade e complexidade, especialmente em um portátil (PSVITA), deve ser motivo de comemoração para todos os fãs, isto porque os games para dispositivos portáteis, normalmente, tendem a ser mais simples e casuais.



Final Fantasy X
PS2
O PSVITA é um console portátil da Sony que, inicialmente, entrou no mercado para competir com Tablets e Smartphones IOS e Android através da proposta de dedicação do hardware total aos games. De fato, ainda não consegui ver em outros dispositivos portáteis, as qualidades visuais e de FPS (velocidade) que o PSVITA proporciona. O problema é que tanto poder também requer mais recursos para produzir os jogos, mais recursos significa um risco maior às desenvolvedoras e o VITA sofre com carência de lançamentos. O console  não é popular e nem abre a sua loja online aos desenvolvedores indie como fazem IOS e Android. Com isto perdem os usuários mas a Sony se pronunciou dizendo que o PSTIVA é mais lucrativo desta forma mais "controlada".
PSVITA
Sony
Por outro lado, se falta quantidade ao portátil em questão, a qualidade vem prometendo sobrar. A partir do VITA é possível jogar uma boa variedade dos melhores games de PSONE e PSP. Além disso, algumas desenvolvedoras estão apostando na remasterização de grandes lançamentos do PS2 para o VITA: como já aconteceu com Metal Gear Solid HD Colection, Persona 4 e agora Final Fantasy X. Ademais, a Sony disse que obriga a todo desenvolvedor de jogos do futuro PS4 a implementar a função de rodar o game remotamente no VITA (rodará também jogos de PS3 via Gaikai). Sem dúvida, é uma grande novidade poder jogar em uma fila de banco, superproduções. Neste quesito, é possível crer na superação até dos mais novos dispositivos IOS e Android.
Voltando a Final Fantasy X, é uma das últimas obras primas da franquia mas seria injusto não ressaltar o complemento que acompanhará o jogo: Final Fantasy X-2.
Final Fantasy X-2 foi um jogo muito criticado pela sua temática um pouco "Teen Girl". É notório um apelo à "coisas fofas" em grande parte de suas missões.  Eu considero uma grande obra e uma demonstração de respeito às players. O público feminino nos games é bastante representativo e há, por vezes, reclamações de aspectos machistas em personagens dificultando a identificação das meninas. A jornalista Rebeca (Bebs) abriu um espaço de discussão sensacional na matéria do Girls of War; as mulheres estão presentes e nada mais justo que utilizar uma grande franquia (Final Fantasy) para criar um grande jogo de temática feminina. Eu recomendo também aos "machões de plantão" experimentarem Final Fantasy X-2 e se permitirem gostar do excelente game; pois se todos temos um lado feminino reprimido, como dizem, enjaular incondicionalmente uma fera só vai torna-la mais forte e perigosa no futuro. Quem diria... Final Fantasy X-2 pode ser terapêutico.
Final Fantasy X-2
Square-Enix
E você? O que acha?



De David Brasil: psicólogo e apaixonado pela arte em pixels
arenadecimaarte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros